Empreendedorismo

O Blog – da ideia ao evento de lançamento

No dia 12 de janeiro de 2018, este Blog apresentou-se ao mundo, no Centro de inovação da Mouraria, em Lisboa. Mas antes de vos escrever sobre o evento, deixem-me voltar um pouco atrás e contar como tudo isto começou.

By

No dia 12 de janeiro de 2018, este Blog apresentou-se ao mundo, no Centro de Inovação da Mouraria, em Lisboa. Mas antes de vos escrever sobre o evento, deixem-me voltar um pouco atrás e contar como tudo isto começou.

 

A ideia do Blog – como tudo começou

Muitas pessoas me têm perguntado como é que tive a ideia para este blog. A ideia esteve guardada na minha cabeça durante mais de dois anos. Era para ser um blog de viagens, pois viajar é uma das minhas paixões e eu gosto de partilhar com o mundo as coisas boas. Mas a verdade é que evoluiu para além dessa ideia inicial.

Ainda me lembro como tudo começou, numa viagem de carro pela costa alentejana, a parar de praia em praia: “E se eu lançasse um blog?” disse eu para o meu companheiro de viagem. A próxima pergunta que me ocorreu, de imediato, foi: “qual o nome para o blog?”. E depois de algumas tentativas a “pensar alto” (quem me conhece sabe o verdadeiro significado disto!) cheguei ao nome “De Lisboa para o Mundo”. 

 

O que está na base do nome “De Lisboa para o Mundo”?

O nome do Blog reflete um movimento de dentro para fora e de fora para dentro, ou seja, as viagens, ir e fazer acontecer, as ligações entre pessoas, lugares e, acima de tudo, conta uma história (ou várias). E porquê este nome?

A resposta para mim é muito simples: “De Lisboa” – a cidade que me viu nascer e onde passo a maior parte do meu tempo. Adoro Lisboa e cada vez estou mais apaixonada por ela. Como não estar/ficar?! E é o centro de Portugal, onde a maior parte das coisas acontecem, mas Portugal não é só Lisboa, claro.

E “para o Mundo” – sou uma pessoa que está ávida de mundo: conhecer, explorar, visitar, experienciar, enriquecer o meu mundo com o mundo dos outros e, acima de tudo, significa ir daqui, de Lisboa, para todo o lado.

Além disto, as viagens têm várias dimensões e possibilitam várias alusões que nos permitem alargar perspectivas.

 

“O clique”

E dois anos volvidos, no Verão de 2017, precisamente no meu aniversário, em agosto, e em pleno processo de transformação, decidi que havia de levar este e outros projetos para a frente. Não sabia nem quando, nem como, apenas sabia que tinha chegado o momento de fazer acontecer e de me deixar de desculpas (não é o momento, não tenho tempo, o que vou fazer de diferente face ao que já existe, etc.). O mote é: mais vale arrepender-me daquilo que fiz menos bem, do que aquilo que não fiz! Certo?

 

O processo de criação do Blog

Assim, recomecei um processo de criação e de redefinição daquele que, no final de 2017, viria a tornar-se um projeto digital que junta as minhas várias paixões. E algumas delas são a comunicação, o marketing, as ligações entre as pessoas, as viagens e a vontade de fazer algo por Portugal: promover o que temos de melhor… e nós, Portugueses, somos e temos tantas coisas boas.

Em outubro de 2017 iniciei uma série de contactos com várias pessoas que conheço e alarguei também a minha rede de contactos, por via da necessidade e vontade de ir para além do que já tinha construído.  Decidi falar com pessoas que não conhecia, tentei, arrisquei e as coisas foram acontecendo naturalmente.

E em novembro, com uma ideia já mais consistente, e durante o Web Summit, inspirei-me ainda mais e tive a certeza de que ia mesmo levar este projeto para a frente, com toda a convicção. Estava já na fase de contactar com pessoas e entidades para apresentar o projeto, trocar impressões e fazer parcerias.

O processo de construção deste Blog foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora. Posso partilhar muito mais aspetos acerca desta fase, num outro texto, num outro momento ou num outro fórum, em breve.

E eis que decidi fazer isto em jeito de compromisso social e público, quando criei o evento de lançamento do Blog. A partir daí, foi uma roda viva! 🙂

 

A definição do Blog De Lisboa para o Mundo

O Blog surge fruto do momento que Portugal atravessa e da energia que se sente e vive na cidade de Lisboa, e da minha decisão de avançar com uma ideia que amadureceu e ganhou consistência, por via do contacto com diferentes pessoas e projetos, vontade de fazer acontecer e do meu objetivo em  exponenciar a atitude positiva face ao que é Português.

 

O “De Lisboa para o Mundo” é um projeto digital com foco nas pessoas empreendedoras, nas histórias de projetos inovadores e nos lugares fantásticos que existem por este país.

 

Este Blog tem como objetivo promover o que de melhor se faz em Portugal, com destaque para o empreendedorismo e a inovação.

 

Apresentação do Blog ao Mundo!

O evento de apresentação do Blog aconteceu no dia 12 de janeiro de 2018, pelas 19 horas, no Centro de Inovação da Mouraria (Lisboa) e foi um momento verdadeiramente emocionante. Podem ver aqui o registo do evento em vídeo.

 

E como o texto já vai longo (espero que tenham chegado até aqui, acompanhem o texto que se segue sobre o evento de lançamento do Blog. 

 

 

You may also like

%d bloggers like this: