Smart cities

Porque uma cidade deve ser smart?

By

Smart Cities

Comecemos pelo conceito de smart cities, ou cidades inteligentes. Trata-se do uso da tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana e tornar os centros urbanos mais eficientes e locais melhores para viver e usufruir.

As Smart Cities são cidades sustentáveis a pensar nas pessoas, onde o progresso social e o bem-estar são o mote para a incorporação de projectos e soluções urbanas.

– Revista Smart Cities

Estamos ao nível da inovação, uma forma encontrada para resolver um determinado problema e dar resposta a necessidades concretas dos cidadãos. E em Portugal temos já bons exemplos de iniciativas, ao nível da mobilidade, a Câmara Municipal de Lisboa redesenhou uma rede de ciclovias e introduziu as bicicletas elétricas facilitando a mobilidade pela cidade.

 

Porque é que uma cidade deve ser inteligente?

Para além das questões associadas à eficiência, mobilidade, sustentabilidade e tecnologia, o foco devem ser as Pessoas. Para uma cidade se tornar inteligente deve ser pensada e estruturada para dar resposta a necessidades e exigências funcionais.

Política de dados abertos

A base de uma cidade inteligente deve ser uma política de dados abertos, disponíveis para o cidadão. Os dados devem estar disponíveis e os municípios devem tornar os dados acessíveis.

Os dados disponíveis devem servir para apoiar a tomada de decisão e garantir transparência e estimular a criação de produtos e serviços inovadores. O pressuposto é otimizar os recursos.

 

Nos últimos anos tem sido dado destaque ao tema das smart cities. E já são vários os municípios portugueses que estão a empreender iniciativas para dinamizar as suas cidades. Haverá espaço para divulgar essas iniciativas aqui no Blog.

 

Iniciativas recentes no âmbito das Smart Cities:

De 11 a 13 de abril, decorre na FIL, em Lisboa, o Portugal Smart Cities Summit, para debater temas como o ambiente e a biodiversidade; as energias renováveis e a mobilidade; o emprego e a economia sustentável.

A Associação Nacional de Municípios Portugueses, em parceria com a NOVA IMS, realizou um conjunto de workshops temáticos em 7 cidades, entre janeiro e março de 2018.

O Lisbon Mobi Summit vai realizar-se em setembro de 2018. Este evento na área da mobilidade urbana teve uma sessão de Warm Up que se realizou de 26 a 28 de janeiro e é um dos mais relevantes nesta matéria.

 

Fontes a seguir:

 

You may also like

%d bloggers like this: