Empreendedorismo Inovação

CLICKSUMMIT 2018 – Entrevista com Frederico Carvalho

A 5ª edição do CLICKSUMMIT, tem lugar nos dias 11 e 12 de Outubro de 2018 (quinta e sexta-feira), no LISPOLIS – Pólo Tecnológico de Lisboa, Portugal.
O CLICKSUMMIT é o lugar onde se juntam experiências, estratégias e ferramentas utilizadas por profissionais prestigiados e reconhecidos pelos seus pares, resultando na partilha do melhor conteúdo de marketing e vendas através dos canais digitais. São dois dias únicos e intensivos.

By

CLICKSUMMIT 2018

5º encontro anual de profissionais da área digital

A 5ª edição do CLICKSUMMIT, tem lugar nos dias 11 e 12 de Outubro de 2018 (quinta e sexta-feira), no LISPOLIS – Pólo Tecnológico de Lisboa, Portugal.

O CLICKSUMMIT é o lugar onde se juntam experiências, estratégias e ferramentas utilizadas por profissionais prestigiados e reconhecidos pelos seus pares, resultando na partilha do melhor conteúdo de marketing e vendas através dos canais digitais. São dois dias únicos e intensivos.

 

Em entrevista para o Blog, Frederico Carvalho, Fundador e Organizador da conferência  CLICKSUMMIT.org, respondeu a um conjunto de questões sobre a edição deste ano. Acompanhe.⇓

 

Como surgiu a ideia para este evento? Qual é a história?

O CLICKSUMMIT começou com duas edições online, onde durante vários dias juntámos profissionais nacionais e internacionais para partilhar o que de melhor se faz na área do marketing e das vendas online. O conceito base são os temas associados ao marketing de performance com foco em Tráfego e Conversão.

Em 2014, o facto de reunirmos especialistas lusófonos e internacionais que iriam partilhar conteúdos diversificados através da plataforma online do evento, permitia que a audiência assistisse em direto e de forma gratuita a palestras, tendo ainda a possibilidade de adquirir os conteúdos para visualização futura.

Ao projetarmos desde 2016, uma edição offline, durante 2 dias de evento, procuramos atender às principais necessidades de quem vem ao CLICKSUMMIT para ouvir as melhores tendências, estratégias e ferramentas de marketing e vendas através dos canais digitais.

Em cada edição conquistamos novos participantes, pela expertise dos prestigiados profissionais que convidamos anualmente (e não repetimos) a partilharem a sua experiência, mas também nas iniciativas proporcionadas ao longo de cada edição.

 

O que motivou a passagem de uma conferência online para um evento presencial?

A “Comunidade CLICKSUMMIT” foi exigindo mais e melhor e achamos pertinente criarmos mais laços para as pessoas se conhecerem e potenciar negócios.

Nas duas edições online juntamos 5.700 participantes que assistiram às várias palestras online. Os oradores fizeram as suas intervenções num ambiente controlado pelos próprios, preparando-se e coordenando connosco o formato, algo associado à dinâmica e espírito de um evento online sobre canais digitais.

Todavia, a comunidade queria apostar em outros aspectos: o contacto pessoal, a especialização na partilha de conhecimento/experiências e o networking cara-a-cara.

 

Existem vários eventos em Portugal dedicados aos temas do marketing e vendas online. Em que é que se distingue o CLICKSUMMIT?

O CLICKSUMMIT tem uma componente técnica mais marcada, com oradores nacionais e internacionais especializados, apresentando palestras e painéis de debate em temas com foco no marketing performance.
Os oradores são convidados a explicar a ideia, quais foram os canais utilizados e quais os resultados obtidos.

O perfil da audiência, é especialmente das grandes zonas urbanas, tem em média 35 anos, e ocupa posições como CEO, Diretores de Marketing, Diretores de Vendas, Heads of Digital, entre outros.

O 5ª encontro de profissionais da área digital, tem objetivo de uma vez por ano reunir para troca de conhecimento e criar oportunidades de negócio.


Qual o balanço das edições anteriores?

Com cerca de 70% da população portuguesa a ter acesso à internet, e com a consciência que atualmente cerca de 30% dos portugueses compram online, há necessidade de fomentar o conhecimento alargado sobre as estratégias, metodologias e ferramentas na área do marketing e vendas online, por isso o primeiro balanço é positivo e dá-nos conta de que temos sido consistentes na forma como temos conseguido manter a comunidade de profissionais interessada nos temas que temos trazido ao evento.

Destaque ainda para o facto de limitarmos o número de participantes (500 pessoas) para propositadamente criarmos oportunidades de negócio entre eles, algo que acontece com muita regularidade.

O facto de os participantes repetirem a sua participação, cria mais oportunidades de projectar os benefícios nas suas áreas de trabalho ou nas empresas que representam.

Outro balanço é a constante primazia por destacarmos a língua portuguesa e a especialização lusófona na área da indústria digital, complementando com oradores de relevo que nunca tinham estado em Portugal, nomeadamente, o Jeff Bullas, o Dennis Yu, o Nikolaj Mogensen, o Damien Eley, entre muitos outros. Trabalhámos com mais de 200 profissionais em palco, inúmeras marcas patrocinadoras e variados parceiros, facto que permite, ao longo de 5 edições, melhorarmos a compreensão das necessidades dos participantes.

Com estudos de satisfação e melhoramento dos nossos procedimentos, queremos sempre exceder as expectativas dos participantes.

 

O que podemos esperar do CLICKSUMMIT deste ano?

  • Uma grande dose de paixão em proporcionar uma experiência positiva e memorável nos participantes, marcas, parceiros e equipa de produção envolvida.
  • Com 46 prestigiados oradores nacionais e internacionais, procuramos agregar, durante 2 dias, as principais tendências, metodologias e ferramentas atuais do mercado.
  • Como curador do evento, o meu entusiasmo e curiosidade para ver todos os oradores convidados é enorme.
  • Como profissional do mercado, estou muito curioso para ver a palestra do James Sinclair sobre “How to grow: 8 lessons from an 8 figure entrepreneur” e do James Noris “Making plans for your digital assets and safeguarding your digital legacy”.
  • Também o tema do Bruno Pinho (SocialPubli) ​”I’m an influencer and you are not” – o valor dos micro-influenciadores! e da Madalena Magalhães (Wavemaker), sobre ​Planeamento Estratégico de Meios em Digital despertam grande curiosidade.
  • Sobre os Painéis de Debate o tema da Ética Digital e Riscos da Inovação, os profissionais Pedro Xavier Mendonça (ISCEM e UNIDCOM/IADE) e João Laborinho Lúcio (PRA – Sociedade de Advogados) com Moderação do jornalista João Pedro Pereira (Público) promete ser muito rico em conteúdo.
  • Destaco ainda o Painel de Debate: ​Marketing de Conteúdo e a eficácia da Criatividade através dos Canais Digitais com Eric Fulwiler (VaynerMedia), Gabriel Augusto (Flag) e João Vitória (Wavemaker) e com moderação de João Dinis, da MadreMedia, que promete abordar os temas mais inovadores do sector.


Qual a inovação na edição deste ano?

Em todas as edições temos uma atenção especial na comodidade dos participantes e no seu bem estar. Com um novo leque de prestigiados oradores que partilham o seu conhecimento em palestras e painéis de debate, retomamos o conceito de ter duas salas em simultâneo, a fim de tentar agregar valor a quem procura temas mais especializados na área do digital, e possibilitar essa mesma escolha dos temas que mais interessam às pessoas. A variedade e a diversidade são garantias de que estamos a oferecer mais possibilidades de conhecimento aos nossos participantes. Nesta 5ª edição fizemos um trabalho aprimorado na curadoria para termos temas associados à sociologia e a ligação com o digital.

Vamos debater o Lado Negro das Redes Sociais, o nosso Legado Digital na Morte, Ética Digital e Riscos da Inovação, e depois temas sempre pertinentes noutras áreas do marketing e vendas online que são a base do evento.
RGPD, Planeamento e Estratégia de Meios Digitais, SEO, E-Commerce, Métricas e KPis no Ambiente Digital, e tantos outros tópicos relevantes

Além disso, vamos aproveitar uma área de aproximadamente 300m2, onde no dia 11 de Outubro, haverá um Sunset “Powered by DriveNow” com vinhos e canapés.
Já no dia 12 de Outubro, teremos uma AfterParty “Powered by SocialPubli”, com momentos mais descontraídos, para encerrar dois dias intensos de conteúdo partilhado.

 

Quais os motivos para não faltar a este evento?

  1. É uma oportunidade fantástica de contactar, ao vivo, com um leque de oradores nacionais e internacionais que não é fácil reunir.
  2. Limitado a 500 profissionais de gestão, marketing e vendas lhe proporcionará imensas troca de experiências em iniciativas  de networking.
  3. Vai certamente enriquecer o seu conhecimento aproveitando inclusive a gravação das palestras e painéis de debate em vídeo HD dos 2 dias de evento completos.
  4. Oportunidade para acompanhar temas tão importantes como SEO, GDPR, CRM, E-Commerce, Marketing de Conteúdo, Marketing Automation, Transformação Digital, Social Media, Digital PR, Cibersegurança, entre outros.

 

…sobre a organização do CLICKSUMMIT

Maior aprendizagem: Trabalhar em equipa

Maior desafio: Consistência

Um aspeto surpreendente: Na 5ª edição, trouxemos o tema diferente sobre Legado Digital e a gestão da morte nos canais digitais

Uma curiosidade: Esgotámos novamente!

Sobre Frederico Carvalho

Frederico Carvalho é Coordenador da Pós-Graduação em Gestão de Negócios Online [IPLeiria], Co-Autor do Livro “Marketing Digital para Empresas”, Consultor e Formador de diversas temáticas associadas ao Marketing com foco nos canais digitais.

É ainda Fundador e Organizador da conferência de Marketing CLICKSUMMIT.org, Managing Partner da conferência DIGITALKS Portugal e Managing Director da SMSonline.pt

É formador frequente na FLAG e outras escolas associadas à comunicação e ao marketing, lecionando temas como Fundamentos de Marketing Digital, Email Marketing ou Estratégia de Redes Sociais, e formador convidado em várias empresas, trabalhando com foco na otimização de ferramentas digitais e estratégias de captação de leads e aumento de conversões online.

Possui 12 anos de experiência nas áreas de criação e promoção digital, que advieram da fundação da sua própria empresa, do trabalho que desenvolveu enquanto responsável de Social Media do Rock in Rio Lisboa e Madrid e enquanto coordenador de equipas nas agências digitais ELOGIA e Research & Design, do Grupo ActualSales. Desenvolveu trabalho de consultoria ou formação para empresas como GeoStar, PHC Software, Delta Cafés, Accenture, FNAC, Grupo L’Oréal, Microsoft ou Nielsen, o que lhe permitiu adquirir experiência e uma visão estratégica para desenvolver técnicas inovadoras e eficazes de Marketing Digital e Vendas Online.

Possui formação em Relações Públicas, Comunicação Empresarial e Gestão de Marketing.

You may also like

%d bloggers like this: