Empreendedorismo Portugal Inspirador

Eat at a Local´s: um projeto autêntico português

Conheça o Eat at a Local´s, conceito que pretende juntar à mesa portuguesa várias culturas, através do digital.

By
imagem do making of do vídeo de apresentação Eat at a Local´s
Eat at a Local´s (imagem do making of do vídeo de apresentação)

Conheci a Joana Glória no dia do lançamento deste Blog: 12 de janeiro de 2018. De Lagos para Lisboa, uma viagem e uma mudança que, desde então se transformou numa relação de empatia, de entreajuda, de parceria e de amizade. Dizem que tendemos a procurar pessoas com a mesma energia e com características semelhantes. Foi isso mesmo que aconteceu. E ainda bem. Acreditamos que nada acontece por acaso.

Sem medo da mudança, a Joana, mulher de garra e de boa energia, vai à luta. E mudou-se para Lisboa para percorrer um caminho e abraçar um novo desafio de forma sustentável. E neste artigo, vamos conhecer um pouco mais da Joana e o seu mais recente projeto, que hoje mesmo (6 de março) sai do forno. Tenho acompanhado de muito perto este projeto empreendedor e por isso aqui fica uma entrevista à Joana. Espero que os leitores gostem.

Entrevista a Joana Glória – Mentora do Eat at a Local´s

Vera Borges (VB): Joana, fala-nos um pouco de ti, enquanto empreendedora que és. Qual a tua história?
Joana Glória (JG): Bem, eu na verdade acredito que sou empreendedora desde criança. Como não queria pedir dinheiro aos meus pais, ia vender brinquedos para a rua com os meus amigos. Então, acredito que este espírito do “desenrasca” sempre esteve presente em mim. Licenciei-me em gestão hoteleira, trabalhei num resort e sofria imenso por não poder inovar e melhorar o sistema, até que houve um dia que, em conversa com o meu pai, ele disse que me ajudava a abrir uma guesthouse. E assim foi, em 2014 abri, não só uma, mas duas Guesthouses em Lagos com o apoio de ambos os meus pais. Foram 4 anos de experiência muito gratificante, em que aprendi bastante sobre a indústria e tendências turísticas. Com o convívio diário com os meus hóspedes apercebi-me das suas verdadeiras motivações enquanto viajantes: o contacto com  os locais e experiências gastronómicas genuínas. E foi assim que nasceu o “Eat at a Local’s”.

VB: Tens em mãos um novo projeto: o Eat at a Local´s. Como surgiu a ideia? JG: Aliada às experiências que a vida me tem proporcionado, às viagens que tenho feito, o interesse em conhecer a gastronomia local e o contacto com os “Local’s”, à minha dedicação enquanto anfitriã e vontade de querer sempre inovar, surgiu a ideia do “Eat at a Local’s”. Uma das maiores tendências no turismo para os próximos anos passa pelas experiências que aproximam quem nos visita às nossas origens, e estar em contacto com o que é autêntico e genuíno. Tendo isso em mente, decidi arriscar com este projeto. A nossa gastronomia é fantástica, e sabemos receber melhor que ninguém, só faltava mesmo uma plataforma como o “Eat at a Local’s” para elevar a nossa oferta turística a quem nos visita.

VB: No que consiste o Eat at a Local´s?
JG: O “Eat at a Local’s” tem como propósito unir convidados de vários países e culturas à mesa de casas portuguesas e proporcionar, através dos nossos Anfitriões, experiências únicas de degustação da nossa gastronomia autêntica. A mesa ainda é a melhor rede social, nos dias de hoje, e como tal, os Anfitriões por nós certificados, irão certamente garantir que todos os Convidados desfrutem de uma experiência gastronómica única em ambiente autêntico e íntimo. Os convidados terão ainda a oportunidade de aprender a cozinhar alguns dos nossos pratos tradicionais, partilhar experiências com os Anfitriões e outros Convidados e levar para casa uma história para contar.

VB: Esta plataforma é uma aposta no que de melhor existe em Portugal, a gastronomia. Pensas em expandir o negócio?
JG: Sim, sem dúvida alguma. Uma vez que o projecto esteja consolidado em Portugal, o próximo passo será Espanha pela proximidade geográfica e também pela sua gastronomia e abertura do povo espanhol a este conceito. Numa terceira fase, a ideia é avançar para outros países da bacia mediterrânea.

VB: Que projetos tens atualmente em curso e que aspirações tens para o futuro?
JG: Neste momento o “Eat at a Local’s” é sem dúvida o meu foco. No entanto acabei de me certificar como Coach e gostaria de criar um projeto para ajudar jovens que aspiram ser empreendedores, em que os apoiasse não só com técnicas de Coaching, mas também com sessões de mentoria. Dá-me imenso prazer ajudar amigos e pessoas conhecidas a fazerem acontecer os seus projetos/sonhos.

VB: Para ti, o que é empreendedorismo?
JG: Posso responder de forma curta e direta? Para mim empreendedorismo resume-se a Inovação.

VB: Na tua opinião, que características são importantes para levar a cabo uma ideia e concretizar um projeto num negócio?
JG: Na minha opinião um empreendedor deve ter essencialmente estas características: arriscar e não ter medo de correr riscos; muita criatividade para inovar e marcar pela diferença; algum ou muito sacrifício, saber que ser empreendedor é abdicar de tempo livre com amigos e família numa fase inicial e ter consciência que por vezes pode ser uma vida bastante solitária.

VB: Deixa uma mensagem a todos aqueles que gostavam de se desafiar a fazer algo diferente e/ou lançar a sua ideia.
JG: A vida é tão boa quando passamos o nosso tempo a fazer aquilo que realmente amamos, que é um autêntico desperdício não o fazer. Coragem e Acção!


Responde rápido…

Conta-nos uma curiosidade sobre ti: Fui convidada para o Alta Definição e não me apercebi?! Fico rabugenta quando tenho fome ou sono! Pode ser um autêntico desafio estar comigo nestes momentos.

Tens medo de… Quando o avião abana forte fico nervosa!

O teu maior desafio: Importam-se de não me dar mais ideias de projetos? Sinto uma enorme dificuldade em dizer que não, a não ser que não me identifique de todo com o tema.

Um dia na vida da Joana é: Só quem passa uns dias comigo é que sabe o desafio que é para conseguir fazer tudo aquilo que gosto. Mas com vontade, tudo se faz!

Um dia quando olhares para trás, vais dizer sobre ti mesma... Dei o melhor de mim!

Obrigada, Joana. E muito sucesso para o teu/nosso Eat at a Local´s!

Saiba mais sobre o Eat at a Local´s:

You may also like

%d bloggers like this: