Descobridores modernos Empreendedorismo Portugueses do mundo

Influenciadoras da Imprensa Empreendedora juntam-se em debate

No dia 12 de Março, 4 mulheres com influência na imprensa partilharam as suas experiências e debateram os temas relevantes sobre o empreendedorismo, enquanto promotoras de destaque deste ecossistema.

By

No passado dia 12 de Março, juntaram-se 4 super-mulheres da denominada “Imprensa Empreendedora” num debate moderado pelo super-herói do empreendedorismo, José Damião.
O evento-debate aconteceu ao final da tarde, pelas 18h30, nas instalações da Bright Pixel, num ambiente descontraído e divertido.

Painel de debate

No “palco” estiveram Mariana Barbosa (ECO) , Ana Pimentel (OBSERVADOR), Marta Leite Castro (N360) e Marta Velho (DINHEIRO VIVO), juntamente com José Damião (Incubadora Madan Parque), que conduziu o debate pautado por momentos diversificados de partilha pessoal, análises ao retrato do país (mentalidade e cultura portuguesa) e a comparação com outros pólos estrangeiros, o papel dos media no destaque e promoção das histórias de sucesso e insucesso dos empreendedores portugueses e como chegámos ao ponto atual do panorama empreendedor.

O debate Imprensa Empreendedora tinha como objetivo a promoção de um encontro entre a imprensa empreendedora e desafiar as oradoras a falar do ecossistema empreendedor português, dos mitos e das histórias mais interessantes e desafiantes nos seus percursos tão ricos em experiências.

Debate Imprensa Empreendedora

Foi uma conversa informal, dinâmica e muito interessante, ao longo de 2 horas. As oradoras, cada uma com um trajeto distinto, partilharam de forma muito aberta e transparente as suas vivências, as aprendizagens e os desafios que encontram ainda nestas matérias. Sem dúvida alguma que foram precursoras nas suas áreas e ocupam um lugar de destaque no empreendedorismo. E é por isso que foram apelidadas de “super-mulheres do empreendedorismo” , ou como alguém referiu na plateia no final do evento: “as Influenciadoras da Imprensa Empreendedora”. Parece-me que o nome faz jus à importância destas quatro mulheres #fazedoras que têm um papel fundamental no posicionamento do empreendedorismo em Portugal, com todos os aspetos positivos que merecem ser destacados.

Porém, também importa mostrar os casos de insucesso, um tema para explorar (ainda mais) na cultura portuguesa. Afinal, ninguém gosta de errar e expor as suas fraquezas. Ainda assim, todos sabemos que é com os erros que mais aprendemos, se daí retirarmos as lições necessárias. 😉

Quando se juntam quatro mulheres para falar do ecossistema empreendedor português e do papel da imprensa na construção desse ecossistema, é sinal de maturidade. Foi interessante ver que, apesar de concorrentes, estamos alinhadas na missão de contar as boas histórias.

– Mariana Barbosa

Com uma plateia atenta e participativa, de cerca de 40 pessoas, que no fim do debate teve oportunidade de colocar questões ao painel.

No momento de encerramento do evento, houve ainda oportunidade de ouvir o responsável do Center for Technological Innovation & Entrepreneurship (CTIE) da Universidade Católica, que apresentou o prémio Women Entrepreneurship Award (WEA). Este prémio tem como propósito promover o empreendedorismo das mulheres (concurso a decorrer com aceitação de candidaturas até 31 de Março de 2019).

Seguiu-se um momento de networking e de partilha entre todos os participantes, que decorreu no terraço da Bright Pixel e promovido pelos parceiros do evento, projetos empreendedores portugueses – Bistro Bekas e Cerveja Musa.

Aqui fica um resumo em fotos do evento.

Agradecimentos

  • Um agradecimento especial às oradoras – Mariana Barbosa, Ana Pimentel, Marta Leite Castro e Marta Velho, sem as quais este debate tão rico não teria acontecido.
  • Ao moderador – José Damião, este super-herói do empreendedorismo que dá vida às ideias e faz com que iniciativas como esta sejam possíveis de acontecer, um OBRIGADA reforçado.
  • Um agradecimento à Bright Pixel: Celso Martinho, Frederico Santos e Sara São Miguel, que acolheram tão bem esta iniciativa e nos deram todo o apoio e suporte.
  • Bistro Bekas: obrigada Isabel, pelo apoio com uns belos confitados que fizeram as delícias dos presentes.
  • Cerveja Musa: obrigada Bruno, por tão rápida e pronta resposta no apoio a este evento. Foi perfeito.

Da minha parte, só tenho a agradecer à plateia e a todos os que contribuíram para a concretização deste evento que foi um verdadeiro sucesso. Objetivo mais do que superado! Tenho pena de não ter gravado o debate, tenho mesmo. 😌 Foi um belo momento, com a chamada de atenção para temas que importam destacar e no trabalho que temos pela frente, enquanto país que se posiciona como um hub empreendedor.

You may also like

%d bloggers like this: