Centros Inovadores Empreendedorismo Portugal Inspirador

Lançamento Women in Tech Portugal

No passado dia 8 de março, aconteceu o lançamento da delegação portuguesa Women in Tech. Um evento liderado pela embaixadora Cláudia Mendes Silva.

By
Evento de lançamento Women in Tech Portugal

O mundo digital tem mudado as nossas vidas de forma muito significativa. A tecnologia tem impactado as várias esferas, desde a forma como trabalhamos, a maneira como comunicamos, como colaboramos com os outros e até mesmo nas dinâmicas familiares e da Sociedade. Em termos tecnológicos, e citando Steve Jobs “A tecnologia move o mundo”, torna-se urgente ter mais mulheres com destaque na tecnologia, por todos os motivos.

Lançamento da delegação portuguesa Women in Tech

No dia Internacional da Mulher, a propósito do lançamento da delegação portuguesa Women in Tech, aconteceu um debate com o mote: “Como as inovações sociais e tecnológicas podem contribuir para alcançar a igualdade de género?”.

Assim que tomei conhecimento desta iniciativa, decidi logo que havia de marcar presença. Este era O evento a não perder, num dia tão simbólico como o dia da Mulher. O evento contou com um debate moderado por Marta Leite de Castro e com apresentação de Ayumi Moore Aoki, fundadora e CEO da organização Women in Tech e Cláudia Mendes Silva, Embaixadora Women in Tech Portugal.

Oradores do debate no evento de lançamento Women in Tech Portugal

No debate participaram diferentes vozes que contribuíram com perspectivas integradoras daquele que é o retrato da Sociedade Portuguesa atual, das necessidades educativas e de formação, de mentalidades e da mudança que é preciso operar para oportunidades mais equitativas no mundo empresarial e nos negócios. O debate contou com a presença de: João Vasconcelos, Filipa Larangeira, Tiago Cavaco Alves, Rita Herédia Cordovil e Marco Costa.

Após o debate houve ainda mesas redondas, com diferentes temas e facilitadores.

Women in Tech®

A Women in Tech®é uma organização internacional sem fins lucrativos com a dupla missão de combater o gap de género e ajudar as mulheres a apaixonarem-se pela tecnologia.

A organização foca-se em quatro áreas primárias de ação:

  1. educação
  2. empreendedorismo
  3. eventos
  4. pesquisa.

Mais do que uma organização, a Women in Tech é um movimento que representa todas as pessoas, independentemente de género, raça, etnia, classe social, idade ou orientação sexual e conta com membros em mais de 60 países do mundo.

Women in Tech em Portugal

Embora o país seja líder da OCDE no número de mulheres em cursos científicos, e exista desde já motivos para celebrar uma maior presença feminina nos cursos de CTEM – Ciências, Tecnologias de Informação, Engenharia e Matemática, quando se analisa as tecnologias de informação, os números apresentados são diluídos. As mulheres continuam a estar em menor número nas tecnologias de informação, onde a desigualdade de género ainda é grande.

Sobre este tópico, Cláudia Mendes Silva – embaixadora Women in Tech Portugal refere:
“Esta desigualdade reflete-se depois, e muito notoriamente, nas candidaturas das mulheres a cargos tecnológicos e por consequência, em cargos de liderança e decisão. É preciso, portanto, atuar desde cedo e haver modelos de liderança e mentores femininos. Quando referimos cedo, queremos enfatizar que dever-se-á atuar na educação de base, a partir, preferencialmente, da escolaridade básica. A missão da WIT em Portugal é criar um ecossistema de mentores, oradores e empresas parceiras para também, aproximar o sistema educativo destas questões oferecendo soluções e ações muito focadas. Queremos ser a referência de suporte e apoio para as jovens e mulheres que pretendam seguir uma carreira tecnológica pela partilha de experiências, cursos, eventos, bolsas de estudo e incluir e promover uma maior presença de oradores mulheres em eventos de tecnologia.”

“Tu não podes ser ou, ansiar ser, aquilo que não vês.”

Women in Tech Portugal – iniciativa para 2019

No roadmap deste ano em Portugal, uma das iniciativas são os International Women In Tech Awards, na semana da Web Summit, em novembro.

A minha perspetiva…

Reconheço a importância desta entidade, como mulher que sou e futura mãe, que tem como preocupação a promoção da igualdade de oportunidades, e como entusiasta do digital que vê na tecnologia um manancial de oportunidades.  Quero fazer parte da mudança e construir o caminho necessário para um futuro mais equilibrado e uma Sociedade da qual me orgulho.

Por isso, faz-me sentido associar-me à Women in Tech Portugal, na qual quero ver uma participação e presença ativa de homens e mulheres, profissionais de várias áreas e com diferentes perspetivas, mas com um objetivo comum: construir um mundo mais inclusivo e igualitário, com tudo o que isso representa.

Façam parte desta comunidade: como membros, parceiros e/ou patrocinadores!

Para informação mais detalhada, iniciativas, parcerias e outros temas, recomendo o contacto via LinkedIn com a embaixadora Cláudia Mendes Silva.

Este artigo foi escrito com o apoio da embaixadora Women in Tech Portugal.

You may also like

%d bloggers like this: